Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Goiás > Santa Rita do Araguaia > Falésia da Cachoeira dos Dois Saltos

Ampliar imagem Falésia da Cachoeira dos Dois Saltos
Cachoeira dos Dois Saltos e suas falésias. Foto: André Ilha.
Ampliar imagem Falésia da Cachoeira dos Dois Saltos
Setor das vias "Cosmorama" e "Andorinhas". Foto: André Ilha.
Falésia da Cachoeira dos Dois Saltos
Cadastrada por: Luciano Bender, em 07-10-2021 às 14:44
Descrição: Espetacular conjunto de colunas de basalto, caracterizado pela absoluta verticalidade das paredes e pela presença de um grande número de fendas perfeitas, proporcionando escaladas exigentes, porém muito bem protegidas com equipamento móvel. Há apenas que se limpar bem as pedras soltas.
A Falésia (ou falésias) dos Dois Saltos é um local perfeito para escaladas de aventura com proteção móvel, e após receber suas primeiras quatro vias, que apontam para esse caminho, espera-se que não sejam descaracterizadas por chapeletas ou grampos desnecessários.

A Cachoeira dos Dois Saltos é um atrativo famoso de Santa Rita do Araguaia (alguns pensam que ela se encontra no município de Mineiros), mas não há qualquer sinalização para se chegar até ela.
Como chegar à base: Siga as indicações do Google Maps para "Cachoeira dos Dois Saltos, Mineiros", mas atenção: embora a cachoeira não esteja longe, a indicação não é precisa, tendo um erro de cerca de 1 km. Pouco antes do aplicativo dizer que você chegou ao seu destino, pegue uma estrada de terra secundária à direita e siga-a até o final, onde há uma casa em ruínas, e estacione ali.

O acesso à base da queda d'água principal e ao setor das vias "Cosmorama" e "Andorinhas" é na margem oposta do rio, sendo bem marcado; lá existe uma descida muito íngreme onde há uma grossa corda de náilon e um cabo de aço fininho para ajudar os visitantes menos preparados.

O acesso para o setor das vias "Tutti-Frutti" e "O Filé" é bem mais curto: a partir do estacionamento, acompanhe por cerca de uma centena de metros o rio até chegar a um pequeno afluente que fica seco boa parte do ano; ao chegar a ele, monte um rapel em uma árvore com uma corda de 60 m que o deixará exatamente na base das escaladas.
Coordenadas: -17.209215706081384,-52.92240247334257
Encontrou algo errado? Clique aqui